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Você está praticando atividade física corretamente?

Muitos de nós praticam pouca ou nenhuma atividade física regularmente. As evidências mostram que mesmo exercícios leves, se praticados regularmente, trazem benefícios a curto, médio e longo prazo. A Organização Mundial de Saúde recomenda 150 minutos semanais de atividades aeróbicas (longa duração e baixa intensidade) e 2 vezes por semana, atividade muscular para a manutenção dos tônus e da força muscular.

A prática regular da atividade física é a melhor receita contra doenças e envelhecimento precoce. Pessoas ativas correm menos risco de sofrer ataques cardíacos, derrames, câncer, diabetes, osteoporose e até doenças mentais. O peso corporal, a hipertensão arterial e dores costais podem ser beneficiados através de uma vida ativa.

Benefícios da atividade física

  • Proporciona mais energia e vitalidade
  • Melhora a autoimagem
  • Torna a pele saudável
  • Reduz o estresse
  • Aumenta a resistência à fadiga
  • Ajuda a controlar o apetite
  • Protege contra doenças cardiovasculares
  • Fortalece músculos, ossos e ligamentos
  • Melhora a qualidade do sono
  • Auxilia na digestão
  • Melhora a concentração mental
  • Melhora a vida sexual
  • Retarda o envelhecimento

O primeiro passo para ficar em forma não é físico – é um passo mental. Começar é a parte mais difícil, mas a partir daí, sentindo os benefícios, tudo se torna mais fácil. O objetivo é incorporar o hábito da vida ativa no dia a dia, certamente você se sentirá melhor e aí não vai querer parar. Procure caminhar mais, subir escadas, sair da frente do computador a cada 90 minutos para esticar as pernas e até parar o carro no local mais distante do estacionamento.

Evite arrumar desculpas. Falta de tempo, de local e companhia são as mais frequentes e não correspondem à realidade. Com um pequeno esforço você pode encontrar sua própria rotina para incluir em seu dia 20 minutos de atividade física. A maioria das pessoas têm ideias irreais sobre seu nível de condicionamento físico.

Conheça os 3 tipos básicos de exercícios:

  1. AERÓBICO
    Baixa intensidade e longa duração (caminhada, corrida, ciclismo, natação, futebol remo, etc.). O limite que seu coração suporta durante uma atividade física pode ser calculado de modo seguro através da seguinte fórmula: 220 – idade = frequência cardíaca máxima (limite da pulsação durante o exercício). Se estiver em má forma, inicie seu programa não ultrapassando
    70% de seu limite máximo. Se estiver bem condicionado, mantenha sua pulsação próxima à 85% desse valor máximo.

    .
  2. ALONGAMENTO
    Parte de um programa equilibrado de condicionamento físico. Com o tempo, as articulações tendem a perder a mobilidade e alongamentos ajudam a mantê-la. Benefícios do alongamento:
    • Reduz tensão muscular
    • Facilita movimentos
    • Auxilia na postura
    • Diminui o stress muscular e articular
    • Ajuda a evitar lesões

    .
  3. MUSCULAR
    Resistência e força muscular são importantes para tônus, postura adequada e para prevenção de lesões. Ajudam a construir um corpo saudável e a queimar gordura. Para cada caloria queimada por tecido gorduroso, tecidos musculares queimam 37,5 calorias. Músculos tonificados queimam calorias mesmo em repouso. Praticar exercício muscular de 2 a 3 vezes por semana é o suficiente para manter essa qualidade física.

Você gostaria de fazer um teste?

Responda as questões abaixo para avaliar seu nível de aptidão física:

  1. Com que frequência você pratica atividade física?
    a) 4 ou mais vezes por semana
    b) 2 a 3 vezes por semana
    c) 1 vez por semana
    d) Menos de 1 vez por semana
    .
  2. Qual a distância que caminha por dia?
    a) Mais de 5 km
    b) De 4 a 5 km
    c) De 1 a 3 km
    d) Menos de 1 km
    .
  3. Quando pode escolher, você:
    a) Sempre vai pela escada
    b) Vai pela escada se não estiver carregando algo
    c) Ocasionalmente vai pela escada
    d) Sempre usa elevador
    .
  4. Nos finais de semana você:
    a) Pratica atividade física
    b) É bastante ativo e quase não fica sentado
    c) Faz algumas caminhadas curtas
    d) Passa o tempo lendo, na TV ou no computador
    .
  5. Quanto tempo leva para caminhar 5km em superfícies planas?
    a) Menos de 45 minutos
    b) 45 a 60 minutos
    c) 60 minutos ou mais
    .
  6. Quanto tempo leva para correr 1500 metros em superfícies planas?
    a) Menos de 10 minutos
    b) 10 a 15 minutos
    c) Mais de 15 minutos

RESULTADO DO TESTE

Se em todas as questões você assinalou a alternativa A, você é naturalmente bastante ativo e tem um bom nível de aptidão física. Se a maioria foi B, você é ativo e tem uma atitude positiva em relação à pratica de atividade física. Se a maioria das respostas foi C ou D, você é pouco ativo ou inativo e deve rever sua atitude em relação ao exercício físico.

Lembre-se:

Você é responsável pela sua saúde!


Fonte: Qualicorp / SSBE – Saúde, Segurança e Bem-Estar