Notícias

Publicações mais Recentes

Honra ao Mérito
2 semanas atrás

Honra ao Mérito: Brito e Daniela

Dia Mães
3 semanas atrás

Vídeo Campanha Lições de Amor

Concursos
4 semanas atrás

Lições de Amor

Boas-Vindas
1 mês atrás

Nathalia Milanese Mari

Boas-Vindas
1 mês atrás

Raphael Izumi

Boas-Vindas
1 mês atrás

Luciana Martins de Souza

Boas-Vindas
1 mês atrás

Thiago Jose de Almeida

Boas-Vindas
1 mês atrás

Johnny Valverde

Boas-Vindas
2 meses atrás

Vanessa Lima Marinho da Silva

Boas-Vindas
2 meses atrás

Matheus Vitorio Cinti

Boas-Vindas
2 meses atrás

Emerson Amorim Macedo

Boas-Vindas
2 meses atrás

Renato Vial Polidori

Boas-Vindas
2 meses atrás

Denis Felipe da Costa Ribeiro

Boas-Vindas
2 meses atrás

Jessika Rodrigues Ganga

Boas-Vindas
2 meses atrás

Andressa Nascimento dos Santos

Artigos
2 meses atrás

Covid-19: Dicas de Prevenção

Destaque
2 meses atrás

Atendimento Online pelo Chat e WhatsApp

Destaque
2 meses atrás

Nossas Mulheres

Destaque
2 meses atrás

Mulheres nas Filiais

Notícias
2 meses atrás

Gratidão!

Boas-Vindas
3 meses atrás

Manuel Araujo de Souza

Boas-Vindas
3 meses atrás

Amanda Abid Lourenço

Boas-Vindas
3 meses atrás

Rodrigo Scalet

Notícias
3 meses atrás

Dia das Mulheres

Boas-Vindas
3 meses atrás

Gisele Goncalves Pinheiro

Boas-Vindas
3 meses atrás

Renata Santana Matos

Boas-Vindas
3 meses atrás

Soraia Silva de Souza

Boas-Vindas
3 meses atrás

Leandro Santos de Bonis

Boas-Vindas
3 meses atrás

Cristiano Dias Bomfim Virginio

Boas-Vindas
3 meses atrás

Gabriela Pereira de Arruda

Liderança com Gandhi, Mandela e Luther King – 23

PÍLULA DE CONHECIMENTO 23

Confira três aspectos que se repetiram ao longo das trajetórias destes três líderes e que podem servir de fonte de inspiração no campo profissional:

Um dos exemplos deixados por três dos mais importantes líderes mundiais do século passado, Mahatma GandhiMartin Luther King e Nelson Mandela, é, certamente, a capacidade de influenciar pessoas sem ter, necessariamente, autoridade sobre elas.

Característica fundamental para quem deseja liderar desde equipes pequenas no trabalho até grandes grupos de pessoas, a capacidade de influência é o que leva alguém a promover grandes mudanças para atingir resultados.

Investigar como estes três ícones mundiais conseguiram mobilizar multidões em prol de uma causa, em situações e momentos distintos, foi uma das “missões” que João Marcelo Furlan, CEO da Enora Leaders, levou na bagagem ao ter a oportunidade de viajar para Índia, África do Sul e Estados Unidos em 2014.

“Quis determinar padrões de comportamento em comum entre eles, entender as sua atitudes”, diz Furlan. Com a imersão na vida dos três líderes, Furlan identificou três aspectos que se repetiram ao longo de suas trajetórias e que podem servir de fonte de inspiração no campo profissional:

  1. Uma ampla visão de mudanças

Tanto Gandhi quanto Mandela e Luther King enxergavam (e desenhavam mudanças) muito à frente de seu tempo. “Quando Mandela foi preso disse aos seus familiares que tempos difíceis viriam, mas enxergava que o fim do Apartheid era um futuro possível, e essa visão positiva o ajudou a suportar 27 anos de prisão”, diz Furlan.

O discurso “Eu Tenho um Sonho”, de Martin Luther King, diz Furlan, também explicita a sua ampla visão de mudança: “eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade”, disse Luther King”. Essa era a imagem que ele projetava para o futuro.

Dentro da realidade profissional, vale refletir sobre qual o objetivo a ser alcançado e acreditar nas grandes mudanças positivas que o tornarão uma realidade. “Faço esse exercício com meus alunos, e peço para desenharem uma imagem clara do que seria o sucesso em suas áreas de atuação, na visão deles”, diz Furlan.

Que mudança objetiva determinaria o sucesso na sua carreira, da sua equipe ou da sua empresa? Defina qual e acredite nela, indica Furlan.

  1. Perseverança (mesmo sob as condições mais adversas)

Em 1906, Gandhi passou a usar o termo SATYAGRAHA ou “insistência na verdade” para definir sua crença e abordagem da não violência com o objetivo de superar a ocupação britânica. “A persistência é a base da não violência”, diz Furlan.

Essa atitude, diz Furlan, influenciou e permeou a atuação de Mandela (que conheceu Gandhi, pessoalmente) e Luther King (viajou à Índia para estudar os seus métodos).

Citando David Ulrich, no livro “Sustentabilidade da Liderança”, Furlan explica o que significa a persistência para um líder: “é superar barreiras em curto e médio prazo, em prol do objetivo em longo prazo.”

Grandes mudanças podem levar a grandes dificuldades, diz Furlan, mas mantenha-se firme, indica o CEO da Enora Leaders. A trajetória de Steve Jobs também é um exemplo. “Ele não abriu mão de seus valores e ideias, foi demitido da sua própria empresa e quando voltou foi quando a Apple teve seu grande sucesso”, diz.

  1. Integridade e humildade

Integridade era uma virtude que se repetia nos três líderes. Além disso, suas trajetórias materializaram os exemplos de humildade e fraternidade que quiseram transmitir às pessoas, diz Furlan.

Ele conta que Gandhi costumava lavar os pés dos doentes, atitude símbolo de sua humildade.Seus seguidores se identificaram com estes valores, o que explica, em parte, sua enorme capacidade de influência.

“Um líder não cria barreiras entre ele e as pessoas”, diz Furlan. A lição-chave aqui, diz ele, é perceber que pessoas seguem o que parece ser “o certo” para elas, desde que exista humildade na forma de liderar.


Fonte: Exame, Camila Pati, Abr/2015

.
Favor responder as perguntas a seguir, referentes ao artigo
Lições de Liderança com Gandhi, Mandela e Luther King
ATENÇÃO!
Responda somente após ler o texto acima: