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Gabriela Pereira de Arruda

7 pilares fundamentais para garantir excelência no atendimento – 26

PÍLULA DE CONHECIMENTO 26

O grande sonho dos clientes é ser bem atendido e ter suas necessidades totalmente supridas de forma clara e satisfatória.

Sendo assim, trazemos hoje, 7 pilares fundamentais para garantir excelência no atendimento:

  1. Educação. As empresas precisam ter no seu atendimento pessoas educadas, que tenham equilíbrio e saibam conversar e argumentar, com isso, os clientes se sentem mais tranquilos e seguros para dar andamento nas coisas.
  2. Respeito. O profissional de atendimento precisa ouvir o cliente com calma, sem cortá-lo e nem tentar adivinhar o que ele vai dizer ou perguntar, é preciso deixar o cliente se sentir à vontade.
  3. Ética. Nada de criticar a sua empresa, os concorrentes e nem seus parceiros de trabalho ou outros departamentos. O momento é para resolver o problema do cliente e não dar desculpas ou procurar culpados
  4. Atenção ao Cliente. Olhe no olho do cliente e não fique olhando para os lados, se estiver ao telefone, não preste atenção em mais nada que acontece ao seu redor, apenas escute o cliente e faça as devidas anotações para não perguntar várias vezes a mesma coisa.
  5. Comprometimento. O profissional de atendimento precisa de fato entrar no assunto e se comprometer com a solução, o bem estar e satisfação do cliente.
  6. Saber se colocar no lugar do cliente, desta forma, fica mais fácil entender e solucionar o problema do cliente.
  7. Comunicação. Para conquistar a excelência em atendimento, se você não souber passar ao cliente o que ele precisa saber, jamais ele voltará a sua empresa, pois vai se sentir enganado, frustrado, nervoso e ver que você e sua empresa não sabem o que estão fazendo e nem o que estão comercializando.

Fonte: Gestão 3.0

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